Wednesday 15 December 2010

Bairro Alto de Lisboa

O bairro mais trendy de Portugal faz anos hoje

O Bairro Alto, outrora conhecido como Vila Nova dos Andrades, é uma zona típica de Lisboa de ruas estreitas e empedradas adjacentes às zonas do Carmo e do Chiado, com casas seculares e pequeno comércio tradicional.

Construído mais ou menos em plano ortogonal em finais do século XVI, o Bairro Alto nasceu há 497 anos, e é um dos mais pitorescos da cidade, sendo delimitado a oeste pela Rua do Século, a este pela Rua da Misericórdia, a norte pela Rua D. Pedro V e a sul pela Rua do Loreto e Largo do Calhariz.

O Bairro Alto divide-se pelas freguesias da Encarnação e de Santa Catarina e omeçou a ser concebido em 15 de Dezembro de 1513, dia em que uma família rica de origem galega, os Andrades, obtiveram autorização para um loteamento privado junto à muralha de Lisboa.

Friday 22 October 2010

Acidente em passadeiras

ATENÇÃO, TODOS SOMOS PEÕES


O ACP lançou uma campanha para alertar, peões e condutores, pela pintura de faixa à entrada de passadeiras, do lado dos passeios, referindo o número de acidentes em 2009, sob o slogan "ATENÇÃO, TODOS SOMOS PEÕES", isto tanto em Lisboa como no Porto.

Campanha deste conteúdo deveria ser largamente publicitado em orgãos de comunicação social, para atingir o maior número de cidadãos, e ao mesmo tempo lembrar a responsabilidade que todos temos, quer peões quer condutores.

Somos condutor e também e mais ainda peões e verificamos por vezes a falta de cuidado e atenção que os peões manifestam ao atravessar as passadeiras, quer porque vão distraídos, quer porque vão a ouvir o telemóvel, por vezes mesmo nem sequer olhar para os lados da rua quando procurarm atravessar, lançando-se temeráriamente para a zona de passagem.

Todos nós os peões merecemos ser lembrados dos cuidados que devem ser tomados ao procurar atravessar uma passadeira, mesmo quando está protegida pelo semáforo, nunca sabemos com o que podemos contar.

Todas as vidas devem ser protegidas e evitar qualquer tipo de acidente.

Sunday 19 September 2010

Lisboa para o século XXI

Tendo em vista a reorganização da cidade de Lisboa, tornando-a mais eficiente e mais adaptada aos termos e meios dos tempos correntes, foi pedido pela CML um estudo que propõe a extinção de 24 freguesias na cidade que, pela sua reduzida dimensão, não estão em condições de satisfazer os seus propósitos.